segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Vitória!


Uma das razões pelas quais Napoleão Bonaparte conseguia cultivar uma coragem legendária era sua incrível atenção aos detalhes. A busca pelo entendimento através do estudo das situações militares que iria enfrentar, o fez um dos maiores lideres militares que já existiu. Ninguém é infalível, mas todos são capazes de pelo menos buscar o seu melhor e quem sabe encontrá-lo.

Imagine Napoleão com um laptop e a internet à sua disposição. O que seria capaz de fazer? E você, com tudo que está à sua disposição, o que você é capaz de fazer para encontrar o seu melhor?

A internet à nossa disposição é a famosa faca de dois gumes. Ao mesmo tempo que nos provê muito, pode nos dar a sensação de nos prover tudo, quanto a relacionamentos e informação. Ai está o perigo. Os detalhes estão ao alcance daqueles que se detêm na arte de observar e estudar. Na internet temos muito, mas ainda está na análise dos fatos reais, está nas pessoas e no campo a porção necessária que devemos encontrar para saber dos detalhes necessários.

Imagino que Napoleão faria um uso gigantesco da internet, mais do que muitos que já o fazem, mas tenho certeza que jamais deixaria de ir a campo em busca dos verdadeiros e necessários detalhes. Está na pessoa a vontade, a capacidade e o compromisso de ser melhor sempre.

Tudo isso tem a ver com o medo. O desconhecido por natureza causa medo é uma forma de nos proteger de eventuais perigos. Contudo é sabido que corajoso não é aquele que não tem medo, mas sim aquele que tem a capacidade de continuar a pesar do medo. Uma das formas de diminuir esse sentimento e aumentar esta capacidade é conhecer. E uma das melhores formas de conhecer é dar-se a oportunidade de ler mais. De falar mais com as pessoas e acima de tudo de ouvir sempre.

A Vitória nunca está garantida. Tudo pode mudar no último minuto, mas seu preparo e  auto-conhecimento não devem jamais parar de progredir.

Abraços,

Tiago Petreca. 

Nenhum comentário: