terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Cheque os fatos

Note como a informação que recebemos vem carregada da situação que a gerou. Ou é via rede social de um amigo respeitado ou no twitter, onde alguém citou o pensamento de alguém reconhecido, dentre tantos outros.

No ambiente de trabalho, na sua casa e na sua vida como um todo, checar os fatos lhe permite fugir da comédia de engano. Em alguns casos, drama por engano. Olhar parte da informação é um pecado cometido contra nós mesmos. É como olhar um quarto pela fechadura. Checar os fatos é entrarmos no quarto e observar seus detalhes com cuidado.

A serenidade, a paciência e o interesse pela verdade pavimentam a estrada que leva a justiça. Atenção ao fato. Destitua-o da pessoa, do ambiente a não ser que o fato seja a pessoa ou o ambiente. Afaste a análise precipitada e o julgamento acelerado. Busque as partes e colha com precisão as informações que compõem a verdade, tal qual as garras de uma águia quando pega sua presa.

Tendo vasculhado o quarto em busca da verdade senta-se e pondera sobre a união de todos os acontecimentos que compuseram o fato em primeiro lugar.

Desmonte e remonte o fato, como um relojoeiro desmonta e remonta um relógio afim de entender seu funcionamento.

Mas, jamais deixe sua essência de lado. Ouça sua verdadeira voz interior no momento de seu julgamento.

“Os olhos são cegos. É preciso ver com o coração...” Antoine de Saint Exupéry.

Cheque os fatos.

Abraços,

Tiago Petreca.

Nenhum comentário: