quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Tumulto

A quantidade de pensamentos é tamanha, que a sensação que se tem é de que se está ocupado, produzindo. Afinal, tantos projetos, tantos pensamentos, que até a energia extra que se tem parece ser usada. Ao final da manhã o cansaço parece começar a tomar conta.

A paz interior de que tanto se fala, parece-me ser a capacidade de se encontrar. Diante da quantidade exorbitante de pensamentos, encontrar aquele no qual se agarrar pra valer. Ou até mesmo liberar a cabeça para buscar novos pensamentos ou atitudes e deles se escolher qual deve ser agarrado, com unhas e dentes. Contudo, aquele pensamento agarrado o deve ser principalmente pelo coração, único local onde o pensamento, o sonho poderá ser realmente cultivado.

Parece bobeira, até ingenuamente engraçado, mas você já notou em filmes de super poderes, onde o aprendiz toma seus tombos, erra muito e o mestre insiste “liberte sua mente”, “tire tudo o que se tem na mente e concentre-se no já, no poder a ser emanado” ou ainda “pense em algo bom que você poderá voar”.

Há vários nomes para o fenômeno identificado pelo volume exacerbado de pensamentos. Augusto Cury chama de SPA, Síndrome do pensamento acelerado. Contudo, outros autores e pensadores chamam por outros nomes como “dialogo interno”, por exemplo. Contudo, como incentivado por Cury em seu livro “Mentes Brilhantes, Mentes Treinadas”, podemos treinar nossa mente para que não fiquemos a mercê deste fenômeno que tem a capacidade de nos roubar a noção de resultados, realização e até mesmo de tempo.

De todos esses, o tempo roubado é perigoso. A sensação de que se está usando o tempo, mas na verdade ele está apenas passando, ou melhor estamos nós passando por ele. Quando nos damos conta, alguns anos se passaram e aqueles pensamentos, aquela quantidade absurda de pensamentos ainda está lá, sem envelhecer.

O tumulto está presente e é um fato. Há contudo que se administrar tal tumulto, treinando a capacidade de focar, objetivar e agarrar-se ao sonho, a vontade de vencer e acima de tudo treinar a capacidade de abrir mão, pois todo este tumulto existe por que permite-se que tudo esteja presente, quando a maioria deve ser negada, dispensada para que a serenidade de pensamentos e a visão focada tomem lugar e permitam o advento da realização.

Algumas obras que poderão inspirar e orientar na administração deste cenário.

- Mentes Brilhantes, Mentes Treinadas – Augusto Cury;
Este para auxiliar no treino de se focar, de buscar entender o tumulto.

- Bilionários por acaso – Ben Mezrich;
Com uma redação exemplar, o autor relata, de acordo com suas fontes, a história do criador do facebook. A lição para a qual chamo atenção é a capacidade de foco deste criador.

- Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes – Stephen R. Covey.
Formas, técnicas e maneiras de se tornar eficaz, aprendendo a escolher e desescolher.

Nenhum comentário: