segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Você tem fome de quê? Você está cheio de quê?

Daquilo que se alimenta.

De um copo cheio de água é somente água que se tira. Parece uma afirmação tosca ou até mesmo idiota. Mas, se colocarmos em outro prisma podemos chegar a notar que não é tão incomum assim.

Por todos os lados, em livrarias, em programas de televisão, rádio, jornais é possível notar informações que tentam de alguma maneira elevar o moral das pessoas. Mensagens que são transmitidas para se tentar animar as pessoas, no meio de tanta informação ruim. Mensagens do tipo “o segredo”, ou você pode tudo que você quer e por ai vai.

Quando se quer de verdade é possível sim alcançar. Fé é a capacidade de interiorizar aquilo que não se vê como se já estivesse ali, ao seu alcance. Contudo, penso e me pergunto, como seria possível manter um tipo de pensamento positivo, ou fé no meio de tanta informação contra? Controlar este volume de informações e simplesmente fingir que não existe é tão leviano quanto deixar-se levar por tudo isso.

Aquilo que se exterioriza é aquilo do que se está cheio, transbordando. De um copo cheio de água não é possível tirar suco, se lá somente tiver água. Preste atenção principalmente naquilo que você diz. Note quais as palavras que você mais usa, quais formas de se expressar são mais corriqueiras no seu dia a dia. Suas palavras transmitem amor, esperança, tranqüilidade, compaixão, seriedade, força, confiança ou reclamações, injúrias, expressões negativas e falta de respeito? Se você faz parte da primeira turma você tem utilizado um belíssimo filtro em sua vida e com certeza, mesmo diante de tantos problemas, que são inevitáveis, há uma estrada florida e com amigos ao longo do caminho. Mas, se você faz parte da segunda turma, nem mesmo o segredo ou a fé poderá ajudá-lo neste exato momento. Por uma razão aparentemente simples, tudo não passa de firula superficial. A fé, o acreditar em seus talentos e tudo o mais que se pode encontrar como para levar ao sucesso pode ser real, desde que seja interiorizado. Que saia da superfície, de onde pode ser banido com uma simples brisa, e entre no mais fundo de sua alma, de seu coração, de onde nem a espada mais longa e afiada poderá tirar tal força.

Por tanto, podemos oferecer ao mundo e a nós mesmos somente daquilo que somos feitos e a melhor forma de notarmos do que somos feitos é notar do que estamos transbordando.

Busque então alimentar sua alma de coisas boas, que frutificam. Veja filmes leves também. Busque palavras que fazem pensar. Leia muito. Leia coisas que você gosta, mas também busque ler assuntos, que podem complementar seu ponto de vista fazendo de sua capacidade de analisar e olhar a vida por ângulos diferentes, algo constante e assim, diante de tantas possibilidades você saiba escolher as melhores.E claro, faça uma oração e sintonize sua essência a de Deus.

Abraços,

Tiago Petreca.

Nenhum comentário: