terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Costa...... para a oportunidade

Alexandre Costa fez do Cacau um Show. Bom, na verdade, sua história tem se mostrado um verdadeiro show, tanto quanto a de Júnior, citado no post anterior. 
Conforme a Revista EXAME de 27 de janeiro de 2010, Alexandre Costa, aos 17 anos decidiu seguir os passos de seus pais, vender, no caso, de porta em porta. O exemplo que temos em nossas próprias casas nos fazem pessoas semelhantes ou opostas a mesma experiência, como diz T. Harv Eker, pois cria modelos em nossas mentes. No caso de Costa, ele foi além do que seus pais fizeram, ele criou uma sistemática própria, fazendo uso do exemplo caseiro. 
A matéria, entitulada "A Zara do Chocolate" tráz alguns pontos, sobre os quais quero comentar, nos moldes do caso "Junior". Bom de lábia, assim como o próprio Junior, Alexandre Costa começou sua história, vendendo ovos de páscoa, quando conseguiu 2000 encomendas. Show!!!!!! Cacau Show??? Agora, um ponto forte apresentado é que desde este momento Costa continuou definindo metas aparentemente impossíveis num mesmo ritmo. Esta persistência é relevante, afinal traçar um rumo e seguí-lo é fundamental. Vai dar certo??? O tempo irá dizer, vale antes se preparar? Sim, Claro, Rápido...... como diz Fernando Trias de Bes, mas tem que fazer acontecer, Just Do it! Lembra? 
Dentro das metas de Costa, tornar-se a maior Franquia de Alimentos do Brasil parece-me ser o grande motivador. Aqui temos a regra de número 4 de T. Harv além do objetivo, foco e até mesmo o modelo desejado, franquias. É o único modelo? Não, mas Alexandre decidiu por este. 
Um ponto que me chama muita atenção no caso da CACAU SHOW é que seu fundador nunca fez uso de sócios, nem mesmo investidores. Entendo que esta capacidade está intimamente ligada a sua paixão pelo negócio que criou, mas acima de tudo um amor pelo empreender e uma prova disto é que quando soube que teria que dar 2% do capital da empresa para a Endeavor lhe dar apoio, abriu mão.......... do apoio!
Assim como Junior, Costa tem ao seu lado três mentores, com quem se aconselha. Isto é uma regra clara de T. Harv Eker, para ser mais exato trata-se da regra número 6. 
Outra característica que noto clara em muitos, para não dizer todos os empreendedores de sucesso, é que souberam aproveitar a oportunidade, viram e enxergaram no mercado a brecha certa e o mesmo aconteceu com Costa, conforme pagina 57 da matéria. 
Vejo nos exemplos que tenho postado neste blog, o quanto temos "regras" e orientações disponíveis no mercado e muitas vezes não "damos bola", seria por falta de atenção ou não queremos pagar o preço do sucesso?

Abraços,

Tiago Cardoso Petreca. 

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