segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Bilionário..... de mente milionária.

Já foi citado, neste blog, o livro de T. Harv Eker "Os Segredos da Mente Milionária". A Intenção não é instruir pessoas a ficarem ricas em dinheiro, mas ricas em um todo. Bela falácia, afinal todos desejariam ficar ricos...... mas como o próprio T. Harv cita, poucos estão dispostos a pagar o preço para isso....... inclusive sendo totalmente ético, diga-se de passagem já para tirar alguns pensamentos errôneos que possam ter fluido em algumas mentes.
Na revista EXAME de 27 de janeiro de 2010, na capa temos a foto de João Alves de Queiroz Filho, ou como dito na revista, simplesmente Junior.
Cito esta matéria e T. Harv devido às inevitáveis coincidências que se apresentam.
A Matéria começa na página 20, recheada de imagens das inúmeras marcas sob o comando de Junior. Mas, é a partir da página 23 que a matéria me chama atenção. Já na primeira coluna desta página temos a seguinte frase: "Seu plano (de Junior) era construir uma espécie de Procter & Gamble brasileira". Temos aqui declaração de foco, objetivo e devido ao tamanho desta meta, não posso deixar de considerar uma paixão imensa. Sendo esta minha impressão. Logo abaixo, nas mesma coluna temos o seguinte: "Assim como fizera na Arisco, ele (Junior) não criaria nada novo." O Modelo de Negócio adotado está bem claro nesta declaração, considerando ainda o que Fernando Trias De Bes cita, quando fala de "entrar no corredor"*, ou seja vivenciar aquilo antes de assumir a sua execução. Já na coluna do meio desta mesma página, temos "... combinação de experiência na produção, dominio do marketing de massa e conhecimento profundo dos canais de distribuição - três pilares construídos durante sua trajetória na Arisco". Quero aqui fazer referência a outro pensador também recorrente neste Blog, o Mr. Malcolm Gladwell, pois com certeza em seus 20 anos de Arisco ele conseguiu reunir as 10 mil horas de prática defendidas por Gladwell, que justificam o verdadeiro "Mastering" de alguém em um terreno específico.
Não para por ai, na terceira coluna, também da página 23 uma outra declaração: "E acreditei que eu poderia ser o consolidador". Aqui está uma declaração que se refere a primeira regra de T. Harv, que diz que aqueles com mente milionária Criam sua própria vida, que remete ao acreditar em si mesmo, fazer o que precisa ser feito e de novo, com esta declaração não deixo de notar a paixão por esta conquista.
Na página 25, única coluna, temos uma outra constatação, que diz respeito a outra "regra" de T. Harv Eker: "Apesar da infância modesta, Junior é um empresário sofisticado. Cerca-se de alguns dos mais respeitados banqueiros e advogados do país".
"Com seu jeitão simples, ele sabe dizer o que o interlocutor quer ouvir e não tem problema em fazer concessões - ..." Aqui remeto a Neil Rackham, criador do SPIN selling® e que trata da excelência nas vendas.
Um outro momento da matéria, que nos leva de volta ao "corredor", quando se refere as fusões geradas por Junior "Sempre aproveitamos as pessoas e as culturas das empresas que compramos. Elas já sabem como funciona o negócio e, principalmente, os erros que têm de ser evitados".
A matéria vai mais além, mas quero me reter por agora e incentivar a lê-la e se possível com um olhar analítico, à luz de pensadores. Minha tarefa hoje foi tentar dar um direcionamento nesta análise, que me parece importante, pois com certeza temos o que aprender.

No próximo post falarei de Alexandre Costa, da Cacau Show.

* Livro "O Livro Negro do Empreendedor"

Abraços e boa semana.

Tiago Cardoso Petreca.

Nenhum comentário: