Insights por ver o link de Malcolm Gladwell
http://www.youtube.com/watch?v=RoH4cgSUVCY
Que surpresa saber que para ser MUITO bom em alguma coisa é necessário praticar nada mais nada menos que 10.000 horas. Isto mesmo, DEZ MIL horas. Quem diz isto é Malcolm Gladwell, que escreveu um bestseller chamado Outliers.
Faz todo sentido o que ele também diz, quando afirma que paixão, “love”, amor por algo vem antes do talento. Imagine, você por 10 anos, praticando alguma coisa por 04 horas diárias? Seria possível fazer isto sem gostar? Segundo a pesquisa de Gladwell, é praticamente impossível encontrar alguém que seja perfeitamente bom no que faz sem ter praticado este periodo por ele definido, dez mil horas. Bom!!! Comece já, mas antes, volto a insistir, determine seu foco, que por o que acima foi dito, e que vale como dica, comece determinando aquilo que você gosta. Fácil? Quem disse que ter sucesso seria tranquilo, um passeio no parque? Mas, se for algo que você realmente gosta, pode até que venha a ser tal passeio, claro com uns buracos no meio, cachorros correndo atrás de você, chuva, raios e trovões, mas e daí!!!!!???? Você não estará fazendo algo que ama? Se sim, você será maior que todos os problemas.
Vale lembrar Confucio, que diz mais ou menos assim: “Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha.” Talvez leve dez mil horas, mas se transportar a terra for sua paixão, ou ainda ter uma montanha é sua paixão, então a terás. Comece.
Tiago Cardoso Petreca.
Um comentário:
Tem outro conceito legal sobre persistir que é do Seth Godin: o vão.
Para se tornar bom em algo, você começa, aprende, se desenvolve e de repente vem um vão, de onde é difícil de sair e que parece nunca acabar. Quem persiste e supera, alcança o sucesso:
http://4.bp.blogspot.com/_vsVXJhAtvc8/SprkdAS3biI/AAAAAAAAC78/UuskXkt9108/s400/resumo_the_dip_seth_godin.png
Fiz uma resenha sobre o livro que discute este conceito, que se chama "O Melhor do Mundo":
http://exvertebrum.wordpress.com/2009/09/15/o-melhor-do-mundo-resenha-do-livro-de-seth-godin/
Postar um comentário