terça-feira, 18 de novembro de 2008

O Pequeno Príncipe........

Muitos vendedores batem à sua porta? Se você não é de alguma área da empresa que recebe vendedor, representante, pergunte a algum amigo ai ao lado. É bem capaz que dirá, sim e muitas vezes a resposta não pára por ai, continua com um "e como são chatos!", ou "um pior que o outro", ou ainda "Não dá para acreditar nele". Contudo, tenho o prazer de experimentar também o outro lado desta estória, o lado em que o cliente acredita em você, o cliente confia em seu trabalho e acima de tudo, o cliente realmente o vê como um "amigo". Esta palavra é forte, mas a confiança que um vendedor de sucesso gera em seus clientes é justamente o sentimento mais nobre e difícil de se concretizar. Afinal, Antoine de Saint-Exupéry muito bem colocou em sua obra "O Pequeno Príncipe" uma frase que carrego comigo sempre que tento entender e atender um cliente. Se me lembro bem é "Tu és responsável por quem cativas". Até onde sei Saint-Exupéry não era vendedor, sei que lutou na guerra, foi piloto do correio francês, mas vendedor, realmente não sei. Mas, o que ele escreveu, diz respeito ao relacionamento, mas com um importante diferencial, com muita verdade e a ingenuidade de uma criança, mas que tem grande nobreza, um pequeno príncipe. Por que estou citando então Saint-Exupéry? Vendas, compras, é relacionamento e sempre que um vendedor consegue transformar um prospect em cliente, este em amigo, a responsabilidade aumenta drasticamente. Eu acredito ser este um dos pontos mais importantes do processo de vendas. É muito árduo um trabalho profissional de vendas, preparação, rua, esperas, reuniões etc e etc. Muito árduo para se perder depois de conquistar alguém, uma conta. Uma vez cativado, não significa poder deixar de lado, significa que aquele cliente agora demanda muito mais do que a sua empresa pode oferecer, demanda aquilo que somente você pode oferecer, responsabilidade direta para com este amigo/cliente. Não respeitar algo assim é um dos motivos do "olho roxo" da área de vendas.

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