terça-feira, 18 de novembro de 2008

Escambo

Basicamente, para não dizer superficialmente demais, vendas em geral é uma troca. Alguém precisa de algo que outro alguém tem. A forma de realização deste "negócio" é via monetária, dinheiro, atualmente claro e na maioria dos casos. Ai, temos uma sequência de fatores, que vão ao longo da cadeia de entendimento deste processo, se complicando. É onde entram as avaliações de Maslow, necessidades, segurança e por ai vai. A Publicidade, ferramenta do marketing, também faz seu papel neste processo. Um papel fundamental, já que hoje temos um verdadeiro mar de opções e até mesmo descobrimos necessidades que dantes não tinhamos. Claro, depois desta descoberta tendemos a comprar, o que passou a ser quase natural...
Porém, diante de um cenário como este, podemos restringí-lo ao B2B, ou seja, na mesma toada, porém ao invés de qualquer pessoa comprando é uma PJ, uma empresa. Entendo eu, que mesmo sendo empresa há necessidades a serem satisfeitas e para tanto o ato da compra é inevitável, de novo na maioria dos casos. Mas, mesmo sendo uma empresa, quem compra são PFs, pessoas mesmo, de carne e osso, que têm seus dias bons e ruins. Ai pergunto o seguinte, como estas pessoas que representam uma empresa ou são os donos gostariam de ser "prospectados"? Como gostariam que os "famosos" vendedores batessem a suas porta?
Ficam aqui as perguntas.

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